terça-feira, 12 de abril de 2011

Jornal Online e seus princípios



Segundo Alan Rusbridger, diretor do The Guardian Media and News, a prática do jornalismo online consiste nos 10 princípios reproduzidos abaixo:

1. Estimular a participação e feedback: As experiências dos e-repórteres e os serviços de fórum e comentários como plataformas de contato com os leitores.
2. O meio de comunicação não é para o grupo de jornalistas, mas para os leitores: O fim é sempre o usuário, a receptor-leitor.
3. Animar outros a iniciar um debate, publicar material ou dar sugestões: Potencializar a utilização das redes sociais.
4. Ajudar a criar comunidades em torno de interesses comuns e temas de importância.
5. Ser aberto e fazer parte da Web. Não ter medo das ferramentas na rede: Uma característica crucial para o perfil do jornalista digital.
6. Reunir e acompanhar o trabalho de outros: Sempre estar atualizado em temas de interesse, enfoques e abordagens dos outros meios de comunicação.
7. Aceitar que os jornalistas não são os únicos especialistas. Há outras vozes interessantes: O usuário ativo da rede já pode participar.
8. Desfrutar, expressar e refletir a diversidade, promovendo valores comuns.
9 . Aceitar que a publicação pode ser o começo do processo jornalístico e não o final: No mundo digital tudo está em constante construção.
10. Ser franco e aberto aos desafios e melhorias, incluindo as correções, esclarecimentos e debate: Reinventar a forma de trabalhar todos os dias.

Pessoalmente, vejo pontos acima que me remetem não somente ao jornalismo online, mas também ao impresso.
Mas, antes de tudo, como o jornalista Claudio Abramo disse "O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter."



Nenhum comentário:

Postar um comentário