terça-feira, 12 de abril de 2011

Jornalismo Participativo

Jornalismo Participativo é uma das possibilidades do jornalismo online, em que notícias e conteúdos (texto + imagem + som + vídeo) podem ser produzidos por cidadãos sem formação jornalística, em colaboração com jornalistas profissionais. O público atua ativamente no processo de coleta de informação nas redes sociais, internet e meio digitais. Ele reporta, analisa e dissemina notícias e informação colidas do material impresso, mas fornecendo informações independentes, precisas, amplas e relevantes.

No início dos anos 90, quando surgiram as primeiras formas primitivas de Web Jornalismo, este era apenas uma extensão do jornalismo tradicional, nada mais que uma versão virtual dos jornais de papel, mas aos poucos foi crescendo e duas décadas depois já é uma das formas de informação mais utilizadas pela população no mundo todo.

No web jornalismo o jornalista precisa acompanhar um ritmo, fazendo função de repórter, redator, fotógrafo, cinegrafista, ou até mesmo o programador de HTML, isso se reflete principalmente nos jornais on line das cidades menores.

O web jornalismo apresenta algumas características específicas:

* Capacidade de transmitir instantaneamente um fato.
* Interatividade com o leitor.
* Armazenamento de informação
* Vários tipos de mídia e de formatos de arquivos de computador
* Hipertextualidade, que é uma referência em um documento hipertextual para outro documento ou recurso.
* Conteúdo personalizado, ou seja, colher informações sobre usuários/leitores e oferecer o que mais interessa a eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário